segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Um dia para sonhar juntos

Fotos do Dia do Sonho 2005

O interesse pelo voluntariado pode surgir de uma brincadeira de um único dia. E depois de brincar durante um dia inteiro, praticamente virando criança, a vontade de tornar-se voluntário pode crescer e se transformar em uma ação permanente. Essa é a proposta da ONG Sonhar Acordado, uma iniciativa de um jovem mexicano de 19 anos que já se espalhou pelo mundo. No próximo dia 11 de junho, a instituição promove o Dia do Sonho, uma festa anual que reúne jovens voluntários e crianças de entidades carentes em um dia inteiro de festa. Théo Casotti, coordenador-geral da Sonhar Acordado no Rio de Janeiro, fala sobre o Dia do Sonho e os outros projetos da ONG.

Portal do Voluntário - Como surgiu o Sonhar Acordado? Qual o principal objetivo do projeto?

Theo Casotti - O Sonhar Acordado nasceu do sonho de um jovem de 19 anos no México, um sonho em fazer uma Festa de Natal e dar um pelo menos um dia belo na vida de algumas crianças de baixa renda no México.
O objetivo do Sonhar Acordado é forma e educar crianças (entre 5 e 12 anos) por meio do trabalho de jovens voluntários, criando e conscientizando os envolvidos da necessidade de trabalharmos juntos para construirmos um mundo melhor para todos.

Portal do Voluntário - No próximo dia 11 de junho será realizado o Dia do Sonho. Fale um pouco sobre este evento.

Theo Casotti - O Dia do Sonho acontecerá no próximo dia 11 de junho, na casa de festas Praticar, na Barra da Tijuca. Neste evento, mais de 1000 crianças de várias comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro passarão um dia repleto de atividades e brincadeiras com cerca de 500 jovens voluntários.
O objetivo do Dia do Sonho é ser o primeiro contato entre o voluntário e as crianças, despertando no jovem o interesse em fazer algo mais pelo país.
Para a realização do Dia do Sonho, o Sonhar Acordado conta com o apoio de vários patrocinadores: Repsol YPF, Campos Melo/Fontes/Tarso Ribeiro/,Schindler/Pontes advogados, Cenna Carioca, Colégio Padre Antônio Vieira, Cravo&Canela, Del Bianco Viagem e Turismo, Infront Internet, Mercadão do Rio, Na Medida Pizza/Deli & Salads, No Flagra Produções áudio-visuais, Outback Steakhouse, Rio Ônibus, Papillon Indústria & Comércio de Embalagens e Zamboni Distribuidora.

Portal do Voluntário - Como as crianças são selecionadas para participar do Dia do Sonho? E os voluntários?

Theo Casotti - As crianças precisam estar matriculadas em alguma das entidades cadastradas no Sonhar Acordado e precisam ter entre 5 e 12 anos.
A seleção dos voluntários é feita da seguinte forma: fazemos um convite a voluntários que já participaram de algum projeto esporádico do Sonhar Acordado para que eles se tornem líderes de equipe, ou seja, organizem uma equipe com aproximadamente 15 pessoas. Por isso, para entrar no Sonhar Acordado é preciso ser convidado por um líder de equipe.

Portal do Voluntário - Qual o objetivo principal deste projeto? E quais você acha que são os benefícios, para crianças e voluntários, a longo prazo?

Theo Casotti - O principal objetivo é dar um dia inesquecível para as crianças, sacudir a auto-estima delas, mostrando que nós nos preocupamos com elas.
Um objetivo secundário é fazer com que o voluntário tenha o seu primeiro dia de trabalho voluntário e se apaixone pelo terceiro setor. Dessa forma, esperamos a médio e longo prazo criar uma série de líderes na sociedade, com mais responsabilidade social do que os que temos hoje.
O benefício para a criança a longo prazo, na verdade, é que a instituição dela pode ser “adotada” por uma das equipes do Amigos para Sempre (projeto contínuo do Sonhar Acordado).

Portal do Voluntário - Depois do Dia do Sonho, os voluntários mantêm algum contato com as crianças?

Theo Casotti - Alguns. Se o voluntário, já estiver participando de um projeto contínuo ou se ele for um voluntário que vá começar a participar do projeto contínuo Amigos para Sempre, sim.

Portal do Voluntário - Além do Dia do Sonho, a Sonhar Acordado possui outros projetos, contínuos e esporádicos. Conte como eles funcionam.

Theo Casotti - Temos três projetos, além do Dia do Sonho:

  • Amigos para Sempre: São atividades mensais, onde os jovens, formados pelo Sonhar Acordado realizam atividades com as crianças de baixa renda procurando criar com elas um laço de amizade e se tornar a referência que muitas vezes elas não têm.Tais atividades podem ser uma visita a um museu, um almoço, uma ida ao jogo de futebol. O jovem torna-se responsável por apoiar e transmitir valores à criança, ajudando em sua formação.
  • Sonhando Juntos: Os jovens voluntários realizam atividades em hospitais, procurando oferecer alegria e descontração às crianças internadas. Em contato com a equipe médica, também buscam realizar os sonhos dessas crianças, para que, dessa forma se propiciem um momento único de alegria e ascendam em suas famílias, a, muitas vezes esquecida, esperança.
  • SuperAção: O projeto é constituído por campanhas e atividades periódicas que são realizadas nas comunidades, em instituições ou colégios, com o objetivo de aliar a promoção de valores à necessidade de humanizar o ambiente em que as crianças vivem. Para tal, jovens voluntários, organizados em equipes, planejam e realizam, junto a profissionais especializados, ações pontuais de cunho educacional, institucional, recreativas ou ligadas às áreas de saúde.

Portal do Voluntário - Qualquer pessoa pode participar dos projetos da Sonhar Acordado? Há algum tipo de orientação/capacitação?

Theo Casotti - Qualquer pessoa pode participar dos projetos esporádicos, mas temos um foco entre os jovens de 18-25 anos. Para participar dos projetos contínuos é preciso ter participado dos projetos esporádicos antes.

Em todos os projetos a formação do voluntário é obrigatória, inclusiva para a coordenação.

Portal do Voluntário - O que as pessoas interessadas em participar de um dos projetos devem fazer?

Theo Casotti - Quem nunca participou a sugestão é começar com um projeto esporádico (Dia do Sonho, Festa de Natal ou SuperAção).

Para quem já participou e gostaria de participar de um projeto contínuo, basta visitar o nosso novo site: www.sonharacordado.com.br. Dentro do Rio de Janeiro você terá o contato dos Coordenadores de Integração de cada projeto contínuo.

Portal do Voluntário - Depois de 5 anos de atuação, qual o saldo que fica dessa experiência?

Theo Casotti - O saldo que fica é que sonhar é o primeiro passo para mudar o mundo. Depois de sonhar, fazer várias pessoas sonharem juntos com você (através dos projetos), é preciso realizar, ou seja, estar acordado! Estamos fortalecendo todos os projetos contínuos, institucionalizando o projeto e queremos chegar a um objetivo: a formação integral das crianças e jovens do projeto.

Fonte: http://www.portaldovoluntario.org.br/site/index.php

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com/

Nenhum comentário: