quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Reciclagem rentável


Que tal trocar o lixo reciclável por energia elétrica? No Ceará, tem consumidor que chega ao fim do mês sem conta de luz para pagar.

O lixo que dona Antônia separa em casa se tornou precioso. O material é comum: vidro, plástico, metal e papel, mas, graças a ele, a dona de casa não vai pagar energia elétrica este mês.

Dona Antônia está entre os consumidores de Fortaleza beneficiados por uma iniciativa inédita e permanente: o lixo reciclável vale desconto na conta de luz.

“Melhor o desconto do que vender. É só levar ali", diz Antônia Mendes de Sousa, dona de casa.

É no posto de coleta, montado na Associação de Moradores do Bairro, que o lixo é trocado. O sistema é simples: cada morador recebe um cartão com chip. Nele é feito o registro.

Um quilo de garrafas pet, por exemplo, vale R$0,30. Já o quilo do metal vale até R$5,50. Se o valor do desconto superar o do consumo, o morador acumula bônus para as próximas contas.

"É o meio que as pessoas têm, através deste atrativo do desconto, de fazer a consciência da reciclagem do lixo na sua casa", diz Conceição Rodrigues, gerente de comunicação.

"Agora eu separo ferro para um lado, vidro, garrafa pet, cada um no seu cantinho", diz Maria Rosanira Miguel, dona de casa.

Até o ano que vem serão sessenta postos de coleta espalhados por fortaleza. O lixo deixado pelos moradores é comprado por uma empresa particular de reciclagem. O valor oferecido pelo material é o desconto que o morador vai ter na conta de luz

Nos primeiros cinco meses do projeto foram recolhidas 12 toneladas de lixo. O bolso e a natureza agradecem.

"Além da gente ter a conta de energia reduzida, a gente ainda não suja o meio ambiente", diz Aroldo Pio de Oliveira, presidente Assessoria dos Moradores.

"A gente vê as ruas todas limpinhas, não vê mais excesso de lixo nas portas. Agora todo mundo está tendo bastante cuidado porque sabe que se juntar e cooperar no outro mês sua conta vem bem baixinha", diz Maria das Graças Nascimento Costa, associação moradores.

Fonte: Jornal Hoje

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Nenhum comentário: