Mônica Bichara
Nove adolescentes de Salvador, de 16 a 18 anos, estão tendo a primeira oportunidade de trabalho graças a uma parceria da franquia local da rede de fast food Burger King com o Instituto de Hospitalidade: dois já estão em treinamento na loja do Shopping Barra, dois na do Salvador Shopping e cinco se preparam para a abertura da megaloja da Avenida ACM, marcada para o dia 13 de setembro. Com cerca de 200 colaboradores nas três unidades, a franqueada Daniela Faé Vallejo, que através da King Bahia opera também nos estados de Sergipe e Alagoas, garante que os menores aprendizes serão absorvidos por todas as unidades que a empresa abrir nos três estados: “É uma preocupação muito mais social do que legal”.
Na capital sergipana, por exemplo, outros cinco jovens serão selecionados para a megaloja da Burger King, que será inaugurada nos próximos meses. Durante o período de treinamento, com duração de seis meses, os aprendizes são remunerados por hora de dedicação. O treinamento abrange as áreas de atendimento, segurança alimentar, entrega, caixa, montagem de pedidos e animação. A depender do desempenho, eles poderão ser contratados pela King Bahia.
Daniela Faé Vallejo destacou a importância do programa desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade, “por ser um projeto de caráter social, que incentiva o aprimoramento e a capacitação da mão-de-obra”. A entidade, sem fins lucrativos, foi criada pela Fundação Odebrecht com o objetivo de formar profissionais para o segmento turístico, com ênfase nas áreas de alimentos e bebidas, viagens e turismo e hospitalidade.
Segundo a coordenadora de vivência do Instituto, Cláudia Soares, os jovens são selecionados de acordo com alguns critérios, como estar matriculados na rede pública de ensino e ser de família com renda de até três salários mínimos. Antes de encaminhados para as empresas parceiras do programa, os aprendizes passam por um treinamento teórico de um mês na instituição.
A adolescente Driele Novaes, de 16 anos, se diz feliz em estar tendo sua primeira experiência profissional. Escalada para o treinamento na Burger King do Salvador Shopping, ela é só empolgação: “Eu estava procurando emprego há três meses, agora que encontrei vou dar o melhor de mim e me dedicar muito”. Driele destaca a atenção que recebe da empresa, onde é tratada em pé de igualdade com os funcionários. A multinacional americana Burger King tem uma rede de mais de 11.200 lojas espalhadas por 65 países, sendo 90% das unidades franqueadas.
Fonte: http://www.correiodabahia.com.br/
Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário