sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Menina de Curicica na República Tcheca

Bárbara Leôncio, revelada em projeto no Rio, está na semifinal dos 100m do mundial juvenil
Do GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro


A história do professor de educação física aposentado Paulo Servo da Costa é vista como um exemplo do sucesso do projeto da TV Globo de transformar o esporte em transformador da sociedade brasileira. Em 2004, o repórter Tino Marcos foi a Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro, para contar a luta de Paulo Servo, que transformou uma praça pública em um verdadeiro centro de treinamento de atletismo, com pista de corrida e caixa de areia para saltos. Na clínica de atletismo que comanda na Escola Municipal Silveira Sampaio, Paulo recebe centenas de meninas e meninos entre 9 e 15 anos. Eles vêm de bairros pobres do Rio de Janeiro e recebem alimentação diária, atendimento médico, dentário, acompanhamento de nutricionista e material esportivo para as competições.

O projeto não parou de crescer. Hoje o professor Paulo Servo e e a atleta Bárbara Leôncio estão na República Tcheca para a disputa do Campeonato Mundial Juvenil. A jovem de 16 anos tem a melhor marca mundial nos 100m rasos infanto-juvenil (11s62) e já está na semifinal da competição. Por pouco ela não participou dos Jogos Pan-Americanos.

- Desde o primeiro momento eu e o repórter cinematográfico Álvaro S'antanna nos comovemos com aquelas crianças de tênis e roupas velhas que um aposentado resolveu recrutar para praticar esporte. O que mais me chamou a atenção foi o brilho nos olhos de uma pessoa que já tinha se aposentado, mas tinha vontade e alma de estagiário. Vontade de querer fazer algo muito grande - lembra o repórter Tino Marcos.

- Hoje há uma transformação no bairro. O Paulo não tem mais condições de receber mais crianças. São mais de 600... E a Bárbara representa para a comunidade um exemplo de pessoa vencedora.

No ano passado, a Escola Municipal Silveira Sampaio dominou as provas nos Jogos Escolares, chegando a nove das 18 finais disputadas e levando para casa sete medalhas.

Fonte: http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL68154-3853,00.html

Nenhum comentário: