domingo, 9 de setembro de 2007

Aniversários de Vitória e São Luís

Neste sábado, duas capitais brasileiras fazem aniversário: Vitória e São Luís. Para celebrar a data, o Jornal Hoje pediu aos repórteres André Junqueira e Viviane Medeiros que mostrassem a beleza das cidades.

São Luís do Maranhão tem um litoral de águas mansas, no meio de duas baías.

Morar numa ilha é assim: como o centro de Vitória, no Espírito Santo, beira o mar. Tudo é próximo.

São Luís é considerada a mais portuguesa das cidades brasileiras, mas a ilha já esteve nas mãos dos holandeses e franceses. Os dois povos foram os primeiros a chegar, há 395 anos.

A ilha de Vitória também foi alvo de disputas, e ganhou esse nome depois que os portugueses venceram uma batalha contra os índios, há 456 anos.

Se São Luís e Vitória têm tanta coisa em comum, não deve ser tão difícil trocar uma cidade pela outra. Esbarrar com um capixaba em São Luís e encontrar um Maranhense em Vitória pode ser mais comum do que se imagina.

Berredo de Menezes, maranhense de 78 anos, sempre que pode faz um passeio pelo calçadão de Vitória. Na caminhada com a filha, ele renova as energias. “Eu sei que aqui é a minha fonte permanente de inspiração”, ele diz.

Seu Berredo chegou à cidade aos 51 anos, pelo destino: o navio em que viajava seguia para o Rio, mas fez uma parada em Vitória. Logo, se sentiu em casa. “O nosso palácio me lembra o palácio do governo de São Luís, como se eu estivesse de repente num pedaço do Maranhão, num pedaço da minha saudade”, ele conta.

O técnico em processo Iuri Falcão fez o caminho inverso: saiu de Vitória há 17 anos para trabalhar em São Luís. “Eu gosto da tranqüilidade desse mar, da água que é mais quente”, ele conta.

Mas o capixaba ganhou bem mais do que isso em São Luís: afinal, há quem diga que essa é a ilha do amor. “Aqui eu conheci a minha esposa, tive filhos com ela. São Luís foi uma cidade que me deu tudo isso”.


Fonte: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20070908-300449,00.html

Nenhum comentário: