sexta-feira, 7 de setembro de 2007

ONG Afroreggae comemorou 10 anos de união da música com o social


AfroReggae faz a festa para celebrar êxito do projeto. Apoiado por BNDES e Fundação Ford, ONG musical ensina caminhos da promoção social séria.

RIO - A comemoração dos dez anos do AfroReggae vai tomar o Rio de Janeiro. De terça-feira, dia 21/01, até a segunda-feira, dia 27, eles estarão no centro (Teatro João Caetano e Arcos da Lapa) e na zona norte (Sesc Tijuca e bairro Santíssimo), em debates, entrega de prêmios, vídeos e shows, com a participação Caetano Veloso e Regina Casé (padrinhos do grupo), Lenine, MV Bill e outros amigos famosos, como o novo secretário Nacional do Livro, Waly Salomão. Este, por sinal, foi o primeiro a ver nos meninos um vento renovador para a música brasileira e para o trabalho social que a usa como ferramenta. A década de existência lhes deu objetividade, mas manteve a inquietação.

Hoje o AfroReggae é um grupo musical de sucesso, com shows lotados no Brasil e no exterior, e também uma organização não governamental com braços em quatro bairros carentes do Rio (Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade de Deus, na zona norte, e Cantagalo, na zona sul). Atende entre 400 e 500 pessoas, de crianças a idosos, e é referência em trabalho social. Tem apoios, entre outros, da Fundação Ford, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da prefeitura do Rio (a parceira mais antiga), mas Júnior considera a mudança de mentalidade, dos meninos e da sociedade, a maior vitória do grupo.

"O AfroReggae rompeu barreiras e preconceitos e hoje os moradores de Vigário Geral têm orgulho de seu bairro. O favelado e o negro são menos marginalizados e formamos nossas platéias", comemora Júnior, que é chamado, no Brasil e no exterior, para dar a receita do sucesso. Ele conclui o livro Da Favela para o Mundo, sobre a experiência, mas garante que não há um modelo a seguir. "Aprendemos e quebramos a cara à medida que acontecia. Nem sei se esse modelo funcionaria em outras comunidades ou cidades do País."

A história do AfroReggae é a luta da tenacidade contra a violência. Júnior promovia bailes funks, em 1993, quando a prefeitura do Rio os proibiu.
Então, ele criou um jornal sobre a cultura negra (funk, reggae, hip hop e derivados) e encontrou almas gêmeas, fora da mídia institucional. Na mesma época, a polícia invadiu Vigário Geral e matou vários trabalhadores.
Mobilizado, Júnior juntou um grupo de amigos e todos foram à luta no resgate dos meninos do bairro, pela música que eles gostavam e entendiam.

"No início, havia quatro vezes mais gente para aprender que instrumentos para tocar e a gente ainda se desviava dos tiros da polícia, que nos confundia com traficantes. Aos poucos, ganhamos respeito de todos os lados", conta Altair, de 22 anos, diretor de percussão do AfroReggae, seu ex-diretor financeiro e hoje mais dedicado aos shows, em que toca repinique. "Mas não deixo o trabalho social porque me sinto responsável pela comunidade. A gente conseguiu muita coisa, mas falta muito ainda por fazer."

Entre as conquistas, estão a criação de sete grupos artístico-musicais (além do AfroReggae, Makala, Afrolata, AfroSamba, AfroMangue, Tribo Negra, Coral de Idosos e Levantando a Lona, escola circense que funciona num anfiteatro que eles construíram no Cantagalo), a continuidade do trabalho e reconhecimento de seu valor artístico. Nem só Caetano e Regina Casé falam bem deles. Profissionais, como Luana Piovani, contratam seus artistas e até a Rede Globo encampou sua mensagem. A partir de domingo, passa a veicular dois anúncios criados pela Conspiração Filmes para divulgar os lemas do grupo.

Mas ninguém pensa que a missão está cumprida. Anderson, de 24 anos, diretor do Centro Cultural do AfroReggae em Vigário Geral, lembra que é preciso oferecer mais oportunidades aos milhares de adolescentes atraídos pelo tráfico de drogas. "Nunca houve atritos, até porque cada garoto que vem para o nosso lado tem outros dez para substituí-los", conta ele. "É por isso que a gente não abandona o lado social, mesmo sendo mais fácil viver só de música."

Para Júnior essa continuidade é a alma do AfroReggae. "Normalmente, ao completar 18 anos, quando o garoto está mais apto a contribuir, é expelido pelo projeto porque passou da idade. Nós mantemos essas pessoas conosco", ensina. Mas as normas são rígidas. No AfroReggae, todos fazem tudo, gostando ou não. As drogas, mesmo as legais (álcool e tabaco) são proibidas. "Também não participamos de eventos que levem esses produtos no título. Isso nos tira de muitos festivais que nos dariam renda, mas não abrimos mão desse princípio."

Mesmo assim, o AfroReggae deu certo financeiramente. O grupo gasta R$ 72 mil por mês e arrecada R$ 24 mil, com shows, venda de camisetas e serviços e outras atividades. O restante vem de contribuições privadas e públicas.
"Em cinco anos, esperamos cobrir 50% das despesas e, em uma década, chegar à auto-suficiência", promete Júnior. "Nossa meta é crescer e influenciar as políticas públicas. Começamos como caricatura do Olodum e hoje trouxemos os jovens das favelas para a própria cultura e eles se orgulham dela."

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
17.01.2003 Fábio Motta

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