|
“Estar onde a vida acontece é o nosso lema. Sair do escritório, do Serviço de Saúde e ir para onde está a galera, conversar sobre sexualidade”, diz Marta Mac Britton, coordenadora do Instituto Barong.
A Organização Mundial de Saúde calcula que 40 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras do vírus da aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas.
A doença avança, principalmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A boa notícia é que uma pesquisa para criação de uma vacina contra o HIV apresentou resultados positivos.
Testes feitos em laboratório mostraram que o sistema imunológico de 76% dos voluntários que receberam a vacina reagiu contra fragmentos do vírus.
"Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório, porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos pra dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não", explica Esper Kallás, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo.
A vacina -que pretende prevenir a infecção pelo HIV está sendo testada em oito países. A primeira fase de teste começou em 2004 com 360 voluntários que não tem o vírus.
Na segunda fase, serão mais três mil pessoas para um dos coordenadores da pesquisa no Brasil, os avanços devem ser comemorados, mas, o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do HIV.
"Como o uso de preservativos e uso de seringas e agulhas descartáveis quando for fazer qualquer injeção na veia", recomenda Esper.
Saiba como participar dos estudos sobre a vacina contra aids na página do Jornal Hoje na internet www.globo.com/jornalhoje .
Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário