|
Do JC OnLine
Passa bem o filhote de peixe-boi nascido em cativeiro, no último dia 8, em um oceanário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Projeto Peixe-Boi, na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco. Com 1,21 metros de comprimento e 32 quilos, o animal está saudável e com excelente capacidade de natação e respiração.
Uma equipe veterinária está se revezando em plantões para acompanhar o peixe-boi e a mãe, 24 horas por dia. Por meio de duas biometrias já realizadas no filhote, ficou constatado que o filhote de Xica já engordou dois quilos, em dez dias. Segundo a veterinária Luisa Lopes, o animal apresentou apenas uma desidratação nos primeiros dias após o parto, provavelmente decorrente da não ingestão de colostro, o primeiro leite produzido pela mãe.
Para garantir a sobrevivência do filhote, as veterinárias do Projeto Peixe-Boi decidiram alimentar artificialmente o animal com seis mamadeiras diárias, a cada quatro horas, compostas de leite de soja e suplementação de vitaminas.
Xica e seu filhote estão em exposição no Eco-Parque Peixe-Boi & Cia, localizado na sede do Projeto Peixe-Boi, das 10h às 16h, de terça a domingo. No local, os visitantes são orientados a manter o máximo de silêncio ao se aproximar do oceanário, transformado em berçário, para garantir a saúde do bebê.
Fonte: http://jc.uol.com.br/2007/06/26/not_142818.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário