quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Febraban lança sistema que compara tarifas de bancos

Por enquanto, apenas 25 bancos aderiram ao programa. Serviços bancários respondem, em média, por 40% das reclamações aos Procons.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou nesta terça-feira (18) um sistema que permite ao cliente comparar as tarifas cobradas por diversas instituições financeiras. Por enquanto, apenas 25 bancos aderiram ao programa. Os outros 140 estabelecimentos foram convidados, mas ainda não confirmaram participação.

Para consultar as tarifas cobradas no mercado, basta acessar o site da Febraban e clicar no ícone Tarifas e Serviços, localizado no lado direito da tela do computador. Em seguida, aparecerão dois tipos de consulta. Clicando em "consultar tarifas por banco", aparecerão todos os bancos que aderiram ao sistema. Clicando no nome do banco, o consumidor terá a ficha com as tarifas cobradas.

Para fazer a comparação de preços dos serviços prestados pelas instituições financeiras, o consumidor deve escolher a opção "comparar tarifas entre os bancos", selecionar a tarifa que deseja consultar e terá todos os valores cobrados.

Segundo a Febraban, inicialmente serão apresentados os 46 produtos e serviços mais usados pelos clientes (pessoas físicas). A nomenclatura de todos os itens foi padronizada e distribuída em sete grupos temáticos básicos: cadastros, contas correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos e empréstimos e financiamentos.

Tarifas são motivo de reclamações

Na semana passada, o Ministério da Justiça e o Banco Central assinaram um convênio para a criação de um grupo de trabalho que vai detalhar a forma operacional de um novo esquema de fiscalização das tarifas e serviços prestados pelos bancos aos seus clientes.

As negociações do trabalho conjunto foram iniciadas há alguns meses com a constatação de que, em média, 40% do total de queixas dos consumidores aos Procons se referem aos serviços bancários, sendo destaque as cobranças de tarifas por serviços.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL106582-5599,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Nenhum comentário: