quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Chilena sobrevive dois dias em caverna submarina

Uma jovem de 15 anos que no último domingo caiu no mar quando estava em cima de algumas rochas - em um povoado do sul do Chile - foi encontrada nesta terça com vida em uma caverna submarina para a qual foi arrastada pelas ondas, informa hoje a imprensa local.

Johana Cárdenas Constanzo foi encontrada com vida por alguns mergulhadores da Marinha, que na verdade buscavam seu corpo. "Haviam passado dois dias, nós buscávamos um corpo, foi impressionante quando a vi de pé, parada no fundo da caverna.

Perguntei a ela se era a menina que havia caído no mar. Ela respondeu que sim e me pediu ajuda", declarou hoje à Radio Cooperativa o sargento Tomás Jaramillo, o mergulhador que encontrou a adolescente.

"Tenho fé, acredito que foi um milagre", acrescentou o sargento, que explicou que antes de encontrar Johana ele e seus companheiros tinham explorado uma vez a caverna, de cerca de 80 m de largura e não a viram.

A adolescente caiu após escorregar enquanto tirava fotos com algumas amigas em setor próxima ao porto de Talcahuano, cerca de 530 km ao sul de Santiago e sua família a deu por morta, ao ponto de ter realizado celebrações religiosas em homenagem à jovem, que acreditavam estar morta.

Durante dois dias, mergulhadores da Marinha, pescadores, familiares e amigos trabalharam na busca da menor, sem maior sorte, até que decidiram explorar a caverna.

A mãe de Johana, Marina Constanzo, disse que em sonhos sua filha a chamava e lhe dizia que estava viva, enquanto o namorado da jovem, Manuel Rother, afirmou ter escutado gritos que surgiam das profundezas enquanto rastreava as rochas.

"Nunca pensei que era verdade, em um momento achei que estava imaginando os gritos, mas depois disse para entrarem na caverna", disse. A menina foi levada para um hospital, onde se constatou que só tinha algumas contusões, princípio de hipotermia e estava desidratada.

Por precaução, os médicos decidiram deixá-la hospitalizada até esta quarta.

Nenhum comentário: