segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Mulheres descobrem serem gêmeas e se reúnem após 35 anos

Elyse e Paula, gêmeas separadas por 35 anos (foto: Random House)
Elyse e Paula passaram 35 anos sem saber da existência da outra
Quem vê Elyse Schein e Paula Bernstein hoje imagina que a intimidade entre elas é resultado de uma amizade de longa data. Mas o fato é que elas são irmãs gêmeas e viveram por 35 anos sem saber da existência da outra.

Elas foram dadas à adoção para famílias separadas como parte de uma experiência nos Estados Unidos para descobrir como gêmeos idênticos reagiriam sendo criados em ambientes familiares totalmente distintos.

Nenhuma das duas famílias sabia que os bebês eram parte de um estudo ou mesmo que elas tinham irmãs gêmeas.

O projeto de pesquisa foi coordenado por um renomado psicólogo americano com a cooperação da prestigiosa agência de adoções de Nova York Louise Wise Services.

Mas somente em 2003, quando Elyse Schein contactou a agência para tentar descobrir mais detalhes sobre suas origens biológicas que a verdade começou a vir à tona.

“Eu recebi uma carta que dizia: ‘Você nasceu no dia 9 de outubro de 1968 às 12h51, a mais jovem de irmãs gêmeas’. Era inacreditável. De repente outro elemento de minha identidade foi revelado. De repente eu era gêmea”, conta.

Encontro

Fotos de Elyse e Paula adolescentes (foto: Random House)
Elyse e Paula compararam suas fotos da adolescência
Quando a agência contactou a recém-descoberta irmã-gêmea de Elyse, Paula, as duas rapidamente marcaram um encontro em um café de Nova York.

“Cada passo na direção do café parecia a coisa mais importante do mundo”, diz Paula. “Eu sentia que daquele momento em diante minha vida seria para sempre diferente.”

Quando Paula viu Elyse pela primeira vez, ela ficou satisfeita em ver que, apesar de parecidas, cada uma era única.

Elyse havia recém-retornado de Paris, onde havia passado um período trabalhando. “Ela parecia bem européia”, relata Paula. “Ela estava de óculos escuros e fumava um cigarro. Parecia super cool. Era uma versão alternativa de mim.”

“Foi um alívio, creio que para nós duas, que não éramos cópias carbono uma da outra. Apesar da forte semelhança quando comparamos nossas fotos de crianças, como adultas temos nossos estilos distintos”, diz Paula.

“Nós duas sentíamos vontade de perguntar: ‘Então, o que você fez com esse corpo, com esse DNA?` Ou então: 'O que você tem feito desde que nós dividimos um útero?’”, conta Elyse.

Livro e filme favorito

“Nós tínhamos o mesmo livro favorito e o mesmo filme favorito, Asas do Desejo”, diz Elyse.

“Era impressionante”, diz Paula. “Nos sentíamos como se estivéssemos conduzindo nosso estudo informal particular sobre a natureza versus a educação.”

Após perderem 35 anos de suas experiências compartidas, as gêmeas queriam confrontar o médico Peter Neubayer sobre o que havia ocorrido com elas, mas descobriram que haviam sido descartadas logo como objeto do estudo sobre gêmeos.

Primeiro ele se recusou a falar com elas, mas finalmente concordou em marcar um encontro: “Foi bem surreal”, diz Paula, que lembra o sentimento de sua irmã gêmea de que as duas eram “quase como ‘ratos de laboratório’ voltando para ver o grande médico”.

“Tínhamos um monte de perguntas para ele. Mas ele foi rápido em virar o jogo e parecia claro que via isso como uma oportunidade de continuar seu estudo”, conta Paula. “Ele queria ver como estávamos e nos questionar sobre nosso desenvolvimento.”

Questões

Paula e Elyse (foto: Random House)
Para irmãs, reencontro tem sido alegre, mas desafiador
Nem Paula nem Elyse sentem ter recebido respostas às questões que tinham. E os dados do estudo deverão ficar fechados até 2066.

“Uma das questões que queríamos saber era sobre a hereditariedade das doenças mentais”, diz Paula.

Como conseqüência das pesquisas que fizeram, as duas irmãs descobriram que a mãe biológica das duas passou parte de sua vida internada em um hospital psiquiátrico.

As duas também sentem que não conseguiram o que queriam de Neubauer. “Eu realmente esperava que ele assumisse responsabilidade pelo que havia feito tantos anos atrás”, diz Elyse.

“Ele se recusa a pensar na possibilidade de ter feito algo errado”, comenta Paula. “Não importa o que se diga agora, mas não podemos recuperar esses 35 anos perdidos. Somos pessoas diferentes porque crescemos separadas.”

Dificuldades

“Nós não lamentamos as vidas que vivemos, mas encontrar uma à outra e as dificuldades que enfrentamos na nossa relação mostram o absurdo e a dor de ter que conhecer uma gêmea que era essencialmente uma estranha”, diz ela.

A reunião das duas tem sido tão desafiadora quanto alegre. “Acho que para meu marido e também para meu irmão isso parecia uma ameaça”, diz Paula.

“Meu irmão e eu estávamos sempre em um mesmo nível. Éramos ambos adotados e não conhecíamos nossos irmãos biológicos. E agora, de repente, sou uma gêmea. E quem poderia ser mais próxima a uma pessoa que sua irmã gêmea?"

“O que é engraçado é que completamos algo como um círculo completo”, diz Elyse. “Éramos inicialmente gêmeas, o que era uma ligação biológica, e agora podemos dizer que adotamos uma à outra. Agora somos uma família por opção.”

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Latino-americanos são os mais otimistas com 2008, diz pesquisa

Pesquisa ouviu mais de 50 mil pessoas em 54 países
Os latino-americanos são os mais otimistas sobre o próximo ano, segundo indica uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo grupo Gallup International Association.


A proporção de latino-americanos que acreditam que 2008 será melhor do que 2007 é de 56%, contra 33% da média mundial.

A pesquisa Voice of the People (Voz do Povo) ouviu mais de 50 mil pessoas entre outubro e dezembro em 54 países de todos os continentes – o Brasil, porém, não foi incluído.

O levantamento deste ano mostra uma queda no otimismo mundial em relação ao ano anterior, quando 43% das pessoas entrevistadas disseram acreditar que 2007 seria melhor do que 2006.

Na pesquisa deste ano, 26% se disseram pessimistas com relação a 2008, enquanto 32% disseram não esperar grandes mudanças.

Menos otimistas

Assim como já havia ocorrido em 2006, os moradores da Europa Ocidental foram os que se mostraram menos otimistas neste ano – 30% disseram esperar que 2008 seja melhor do que 2007.

Entre os locais pesquisados, Hong Kong registrou a maior taxa de otimismo com 2008 (71%), seguido de Kosovo (68%), Colômbia (66%), Nova Zelândia (57%) e Venezuela (53%).

A maior taxa de pessimismo foi verificada no Senegal, onde 53% dos entrevistados disseram esperar que 2008 seja pior do que 2007. Em seguida estão Grécia (48% de pessimistas), Itália (44%), República Tcheca, Suíça e Jordânia (todos com 43%).

A comparação entre as pesquisas do ano passado e deste ano mostram que cresceu o otimismo no Iraque, onde 47% acreditavam no ano passado que 2007 seria pior do que 2006. Neste ano, a taxa de pessimismo no país caiu para 24%, enquanto 38% esperam um 2008 melhor do que 2007.

Economia

A pesquisa também verificou as expectativas das pessoas sobre o comportamento da economia no ano que vem. A proporção de pessoas que espera um próximo ano com mais problemas econômicos aumentou de 23% para 35% entre as pesquisas de 2006 e 2007.

As maiores taxas de pessimismo sobre a situação econômica no ano que vem foram registradas na África (46%), na América do Norte (43%) e na Europa Ocidental (40%).

Os latino-americanos se mostraram novamente os mais otimistas em relação a 2008 quando consideradas as perspectivas econômicas – 43% disseram esperar um ano de prosperidade no ano que vem.

A América Latina também registrou o menor índice de pessoas que acreditam num aumento do desemprego em 2008, com 29%, pouco abaixo dos 31% verificados no Leste Europeu - a média mundial foi de 43%.

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A lista de Winton

A incrível história do herói anônimo que salvou mais de 600 crianças da morte certa, mas guardou segredo sobre o que fez.

Um personagem inesquecível. Uma daquelas pessoas que mostram como é perfeitamente possível melhorar o mundo com um gesto. Um homem que salvou a vida de 600 crianças, mas guardou segredo sobre o que fez. O que ele diz, numa entrevista exclusiva ao Fantástico, é uma lição que serve para o resto da vida.

O homem que ocupa uma cadeira na primeira fila de um auditório jamais teve uma surpresa tão grande. Um dia, ele salvou a vida de 669 crianças. Mas perdeu totalmente o contato com elas. As crianças viraram adultos. O dia do reencontro chegou.

A história de Nicholas Winton é feita de lances incríveis. Discreto, ele jamais quis ser visto como herói. Preferiu guardar em segredo o bem que fez. Não disse nem à mulher que tinha salvado a vida de tantas crianças.

Ao arrumar o sótão de casa, ela descobriu, por acaso, um velho álbum coberto do poeira. Lá estavam fotos de crianças, cartas, telegramas e uma lista com nomes e datas. Quando procurou saber, a mulher de Winton descobriu que aquelas eram crianças que tinham sido salvas por ele. O que teria acontecido com elas? O que esse herói silencioso teria feito?

Quanto tinha apenas 29 anos, Winton viajou para a Tchecoslováquia em companhia de um amigo nas férias de fim de ano. Lá, ficou impressionado com o clima de medo. A Tchecoslováquia já estava sob o domínio da Alemanha nazista.

Winton teve uma idéia: tentar mandar para fora da Tchecoslováquia crianças de famílias perseguidas. Começou a escrever por conta própria para vários países pedindo ajuda. Organizou uma primeira lista de nomes.

Somente a Inglaterra e a Suécia aceitaram receber aquelas crianças. Winton organizou a viagem. Era uma decisão difícil. Para escapar do horror nazista, as crianças teriam de ser mandadas para longe dos pais.

"Nunca me esqueci da angústia que pude ver no rosto dos meus pais", diz uma mulher.

As crianças que partiram para um lugar seguro – a Inglaterra – não sabiam, mas jamais veriam os pais de novo. Os pais, a maioria judeus, morreriam nos campos de concentração nazistas.

"Eu entendi que não veria os meus pais de novo. É difícil falar. Sempre acreditei que a família é o que existe de mais importante", confessa um homem, que um dia foi uma das crianças salvas por Winton.

"Guardo a carta que meus pais me mandaram dias antes de serem enviados para um campo", diz outro homem, que também foi salvo por Winton.

Se é verdade que quem salva uma vida salva a humanidade, o que dizer de quem salva 669 vidas?

Quando as crianças desembarcaram na Inglaterra, lá estava Nicholas Winton esperando por elas. Uma imagem rara registra Winton na plataforma de desembarque com uma das crianças.

Winton só lamenta que o último trem, que traria 250 crianças, não tenha conseguido sair da Tchecoslováquia. O início da guerra, no dia primeiro de setembro de 1939, tornou a viagem impossível.

Nenhuma das crianças que não conseguiram embarcar sobreviveu. Também foram mandadas para os campos de extermínio.

Winton se alistou na Força Aérea. As crianças que tiveram tempo de embarcar para a Inglaterra na caravana organizada por Winton foram encaminhadas para casas de família e abrigos.

Winton nunca falou sobre o que tinha feito. Espalhadas por vários países, as crianças cresceram sem ter notícias do bem-feitor.

O bem que Winton fez rendeu frutos. As crianças se tornaram escritores, engenheiros, biólogos, cineastas, construtores, guias turísticos, jornalistas.

As crianças salvas por Winton se tornaram adultos generosos.

"Para expressar a gratidão pelo que aconteceu comigo, tento ajudar os outros", diz Joseph Ginat.

"Adotei três crianças", completa Tom Graumann.

"Hoje, trabalho dois dias por semana como voluntário num hospital infantil", revela Amos Bem Ron.

"Uma dos das melhores características do ser humano é a decência. Nicholas é uma dos seres humanos mais decentes que conheci", diz Joe Schlesinger.

Desde que a história de Winton se tornou pública, ele começou a receber todo tipo de homenagens. A rainha da Inglaterra chamou-o ao palácio para entregar uma condecoração. O governo da República Tcheca fez uma grande homenagem. O presidente dos Estados Unidos mandou uma carta de elogios e agradecimentos.

Mas o agradecimento mais comovente veio daqueles que Winton um dia salvou da morte certa. Um programa de TV inglês encheu o auditório de sobreviventes que foram salvos por ele quando eram crianças, mas nunca o tinham encontrado.

Primeiro, a apresentadora avisou a Winton que a mulher sentada ao lado tinha sido uma das crianças que ele salvou. A apresentadora pediu: "Quem, na platéia, teve a vida salva por Nicholas Winton, fique de pé, por favor". O agradecimento veio em forma de aplausos demorados e lágrimas. Tanto tempo depois, só havia uma palavra a dizer a ele: "obrigado".

O que o herói discreto tem a dizer sobre o que fez? Aos 98 anos de idade, Nicholas Winton deu uma entrevista ao Fantástico em casa, longe da agitação das grandes cidades, no interior da Inglaterra. Tudo o que quer é cuidar do jardim. Usa o tempo livre para ajudar um asilo.

O silêncio

Fantástico: Por que o senhor guardou segredo?

Nicholas Winton: Não é que eu tenha ficado em silêncio. O que aconteceu é que eu não tinha o que dizer sobre o que fiz.

O herói

Fantástico: O senhor se considera um herói?

Nicholas Winton: Não me vejo como um herói. Para ser herói, alguém precisa fazer algo de perigoso. Não fiz. O que fiz foi algo que os outros achavam impossível. Mas eu tinha de tentar, para ver se era possível ou não.

O gesto

Fantástico: Mas fazer algo que todos consideravam impossível não é um ato heróico?

Nicholas Winton: Não é um ato heróico. Meu lema é: se algo não é obviamente impossível, então, deve haver uma maneira de fazer.

O lema

Fantástico: Se o senhor tivesse a chance de se dirigir às pessoas que salvou, o que diria a elas hoje? O senhor acha que fez do mundo um lugar melhor para viver?

Nicholas Winton: É preciso mais do que um Nicholas Winton para fazer do mundo um lugar melhor. Mas tudo é uma questão de visão. Quase todas as crianças que salvei estão envolvidas hoje em trabalhos de caridade, estão fazendo o bem. O importante não é chegar em casa de noite e dizer passivamente: "Hoje eu não fiz nada de mau". O importante é chegar em casa e dizer: "Eu hoje fiz o bem".

Nicholas Winton: É preciso mais do que um Nicholas Winton para fazer do mundo um lugar melhor. Mas tudo é uma questão é uma visão. Quase todas as crianças que salvei estão envolvidas hoje em trabalhos de caridade. Estão fazendo o bem. O importante não é chegar em casa de noite e dizer, passivamente: "Hoje, eu não fiz nada de mal". O importante é chegar em casa e dizer: "Eu hoje fiz o bem".

Circula na República Tcheca um abaixo-assinado pedindo que o Prêmio Nobel da Paz seja dado a Nicholas Winton.

O principal projeto de Nicholas Winton para 2008 é comemorar, no dia 19 de maio, junto com seus filhos e netos, 99 anos de vida.

Fonte: Fantástico

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Passarinho tem GPS continental embutido no cérebro, diz estudo

Parente do tico-tico consegue corrigir rota após deslocamento de 3.700 km.
Animal pode estar se orientando pelas estrelas para alcançar destino.
Do G1, em São Paulo

Foto: Christian Ziegler/Divulgador
Christian Ziegler/Divulgador
Transmissor de rádio preso às costas da ave permitiu rastrear seus movimentos continentais (Foto: Christian Ziegler/Divulgador)

A expressão "cérebro de passarinho", pelo visto, nunca foi tão injusta. Pesquisadores dos Estados Unidos, da Dinamarca e do Reino Unido acabam de mostrar que uma espécie migratória de pássaro norte-americano possui um verdadeiro GPS no cérebro, que lhe permite migrar na direção certa mesmo quando a ave é artificialmente deslocada por quase 4.000 km de seu local de origem.

A pesquisa está na edição desta semana da revista científica "PNAS". No trabalho, a equipe coordenada por Kasper Thorup, do Museu Zoológico da Universidade de Copenhague (Dinamarca), usou pequenos transmissores de rádio para monitorar adultos e jovens da espécie Zonotrichia leucophrys gambelii, um parente do nosso popular tico-tico. De seu habitat natural no noroeste dos Estados Unidos, o bicho voa para o sul no inverno, passando essa época do ano na fronteira com o México, que é bem mais quente.

Os pesquisadores deslocaram 15 adultos e 15 jovens da espécie para a Costa Leste americana -- mais ou menos como se, no Brasil, o passarinho fosse nativo do Acre e o levassem para Pernambuco. Eles queriam observar o que acontecia com o comportamento das aves na época da migração anual, após elas serem levadas a uma distância de quase 4.000 km de seu local de origem.

Surpreendentemente, porém, os adultos da espécie imediatamente corrigiram sua rota para chegar aos seus abrigos de inverno costumeiros. Já os jovens, menos experientes, simplesmente seguiram para o sul, como se ainda estivessem em seu lar original, obviamente errando o caminho.

Para os pesquisadores, a conclusão é que os adultos da espécie possuem um sistema aperfeiçoado de navegação em escala continental, que lhes permite achar seu caminho usando, talvez, as estrelas, já que costumam viajar à noite.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Correios recebem cartinhas para 'Papai Noel' a partir do dia 15

Empresa já registrou 2,3 mil cartas neste ano. Quem quiser adotar uma carta pode procurar os Correios a partir de dezembro.
Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Foto: Divulgação/Correios
Divulgação/Correios
Carteiro se veste de Papai Noel para entregar presentes no Natal de 2006 (Foto: Divulgação/Correios)

A idéia de promover um encontro das crianças com o Papai Noel, surgiu há cerca de 20 anos nos Correios, mas o projeto de atender a todas as cartinhas recebidas pelas crianças começou em 1997. Desde abril, os Correios já registraram cerca de 2,3 mil cartas endereçadas para o Papai Noel, apesar de o programa começar apenas em novembro. A adoção das cartas estará aberta a partir do dia 3 de dezembro.

No ano passado, foram 299.043 cartinhas selecionadas e 45% delas foram adotadas. Os Correios receberam cerca de 501 mil correspondências para Papai Noel.

Segundo Tereza Cristina da Silva, da coordenação do projeto Natal dos Correios, apesar da empresa já ter recebido 2,3 mil cartinhas, os autores dessas cartas não terão algum tipo de vantagem cronológica para receber uma resposta. "A idéia do Natal dos Correios é não deixar uma cartinha sem resposta. O objetivo maior é não incentivar o consumismo e a resposta em forma de presente. Queremos que a criança mantenha a magia de acreditar no Papai Noel, além de criar o hábito de escrever cartas."

Foto: Divulgação/Correios
Divulgação/Correios
Crianças correm para receber o Papai Noel dos Correios (Foto: Divulgação/Correios)

Tereza disse ainda que as crianças, depois do Natal, mandam cartas para agradecer a Papai Noel. "Muitas crianças escrevem agradecendo a cartinha que recebeu de resposta, pois nunca tinha recebido uma correspondência. É a lembrança do Papai Noel que é mais importante e não o presente."

Seleção

Os Correios selecionam as cartas a partir da segunda quinzena de novembro. "Damos preferência para correspondências escritas pelas crianças. É um trabalho que envolve 28 regionais nos estados. Quem quiser adotar uma cartinha pode procurar mais informações no site dos dos Correios. A adoção será disponibilizada a partir de dezembro", disse Tereza.

Para evitar possíveis fraudes, a empresa analisa o nome de cada criança e o CEP das cartas. "Quem manda mais de uma carta não receberá o mesmo número correspondente de resposta, mas apenas uma".

As cartas ficam disponíveis em um local adaptado nas agências dos Correios participantes. Quem escolher uma correspondência para adoção deve fazer um cadastro com seu nome e o da criança autora da carta.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL170404-5598,00-CORREIOS+RECEBEM+CARTINHAS+PARA+PAPAI+NOEL+A+PARTIR+DO+DIA.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fifa confirma Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014

O presidente Lula, com a Taça Fifa, durante a cerimônia na Suíça
Anúncio oficial contou com a presença do presidente Lula
A Fifa confirmou a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. A decisão foi anunciada nesta terça-feira pelo presidente da entidade, Joseph Blatter, após uma reunião do Comitê Executivo da Fifa.

"O comitê executivo decidiu de forma unânime dar a responsabilidade, não apenas o direito, mas a responsabilidade, de organizar a Copa do Mundo da Fifa de 2014 ao país Brasil", disse Blatter.

O anúncio, feito na sede da Fifa em Zurique, foi acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 12 governadores – entre eles José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, dois possíveis candidatos à gestão presidencial que presenciará a realização do torneio em 2014.

Centenas de jornalistas, representantes do governo e convidados da CBF lotaram o auditório da Fifa, no que, segundo porta-vozes da entidade, foi o evento mais concorrido e animado já realizado no local.

A confirmação do Brasil era esperada. O relatório dos inspetores da Fifa, que estiveram no Brasil no final de agosto, concluiu que o país estava apto a realizar a Copa, apesar de apontar precariedades em todos os estádios cotados para o torneio e no sistema de transportes públicos.

Desistência

Blatter disse na segunda-feira que não via como os membros do Comitê Executivo pudessem negar ao Brasil o direito de sediar a Copa, tendo em vista o cumprimento das condições necessárias.

A decisão de levar 2014 ao Brasil, entretanto, foi questionada por órgãos da mídia internacional.

O jornal Financial Times disse que a Fifa estava correndo o "risco de levar a Copa ao caos" ao permitir a realização do torneio em um país marcado por sérios problemas no transporte aéreo e corrupção, principalmente no setor de obras públicas.

A agência Reuters afirmou em reportagem que "o crime é um grande motivo para grande preocupação, mas que o transporte vai ser a grande dor de cabeça".

As reformas dos estádios, que, entre outras coisas, precisarão renovar e ampliar os setores dedicados à mídia e aos VIPs, são avaliadas, inicialmente, em R$ 2 bilhões pela CBF.

As melhorias na infra-estrutura dependerão do setor público. O governo já adiantou que projetos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderão ser adiantados para ajudar na preparação ao torneio.

Todos os trabalhos referentes aos estádios e organização da Copa serão supervisionados pelo Comitê Organizador da Fifa, que quer "que os padrões e demandas da Copa do Mundo superem os de qualquer evento já realizado na história do Brasil".

Isso significa que a Fifa estará controlando e cobrando o cumprimento de um cronograma específico para a conclusão de obras e outros projetos.

A Fifa tem o direito de, no caso de não estar satisfeita com o andamento do processo, desistir de realizar a Copa no Brasil.

CPIs

Neste sentido, um dos problemas apresentados pela CBF como possível obstáculo ao bom andamento dos preparativos da Copa seria a instauração de CPIs no Congresso para investigar supostas irregularidades no futebol, como as levantadas no caso MSI-Corinthians.

O próprio governo e os governos estaduais que pleiteiam sedes para a Copa, segundo informações veiculadas pela imprensa nacional, já demonstraram que estariam dispostos a mobilizar suas bases para barrar as CPIs.
Ao todo, 18 cidades concorrem para receber os jogos. A Fifa deverá decidir no ano que vem entre oito a dez delas.

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília são tidas como as favoritas.

A Fifa anunciou também nesta terça-feira que a Copa do Mundo de futebol feminino será disputada na Alemanha em 2011.


Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Seis famílias buscam adotar recém-nascida abandonada em Taboão

Recém-nascida foi achada às 15h30 de terça-feira (2) em uma lixeira.
Estado de saúde da menina, apelidada de Ângela, ainda é considerado frágil.



A recém-nascida que foi encontrada na tarde desta terça-feira (2) em uma lata de lixo em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, já desperta o interesse de pelo menos seis famílias que desejam adotá-la. Entretanto, a menina que nasceu prematura já ganhou nome e sobrenome "temporários" na maternidade onde foi socorrida.

A menina foi encontrada pelo porteiro Benjamim Ferreira de Jesus, que trabalha no pronto-socorro e maternidade Antena. Como foi encontrada em 2 de outubro, quando os católicos comemoram o dia dos Santos Anjos da Guarda, ela foi apelidada de Ângela. O sobrenome "de Jesus" foi tomado emprestado do homem que a resgatou de uma lixeira no estacionamento do hospital.

“Vi um balde aqui, por curiosidade vim ver o que acontecia. Quando eu descubro o balde, tinha uma criancinha dentro. Aí já peguei, saí correndo para a maternidade. Me deu desespero que quase caí em cima do balde”, conta o porteiro.

Cuidados extras

A recém-nascida foi transferido nesta manhã para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo-Natal do Hospital Geral de Pirajussara, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão. Ela nasceu prematura, com aproximadamente sete meses de gestação.

A menina foi encontrada por volta das 15h30 de terça-feira. Ela foi retirada da lixeira ainda com sinais da placenta. Por volta das 16h30 de terça-feira, o bebê já havia sido limpo e submetido a uma primeira bateria de exames no pronto-socorro. A menina passou a noite em uma incubadora, mas foi transferida por causa do seu frágil estado de saúde.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL143898-5605,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Tempo de piracema

É época de piracema na Amazônia. A reprodução de centenas de espécies depende dessa maratona rumo às cabeceiras dos rios; alguns peixes nadam mais de três mil quilômetros para desovar. Os cardumes que enfrentam a correnteza são alvos fáceis da pesca predatória.

A cachoeira do Teotônio, a 30 quilômetros de Porto Velho, é um dos melhores lugares de toda a Amazônia para se ver de perto a piracema; milhares de peixes se apertam disputando um espaço para saltar.

“É o período em que o peixe fica mais vulnerável. Como ele já migrou por um período, ele já está cansado, extenuado. Alguns até deixam de se alimentar para ter como meta somente a migração e reproução”, explica a engenheira de pesca Raica Esteves de Xavier.

A especialista explica que o cansaço da luta contra a correnteza é o que induz a reprodução dos peixes. A desova acontece na cordilheira dos Andes; o esforço dos pais para chegar lá garante que os filhotes se espalhem por toda a Amazônia, nadando a favor da corrente.

No leito barrento do rio Madeira, vivem 750 espécies de peixes, mas nenhum deles nada mais que os bagres – os maiores chegam a medir dois metros de comprimento. Segundo os biólogos os grandes bagres da região, como o Dourado e o surubim, nadam mais de 3 mil quilômetros. Eles saem do rio Amazonas e vão desovar na cabeceira do rio Madeira, já na Bolívia.

A presença dos policiais precisa afasta os pescadores para proteger a piracema e impedir acidentes. Nos últimos cinco anos, 80 pessoas morreram na cachoeira. “Esse trabalho permanece até acabar a migração dos peixes“, afirma o major Josenildo Nascimento, comandante da polícia ambiental.

O espetáculo da piracema está ameaçado; parte da área onde corre o rio Madeira vai ser inundada pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que o governo federal pretende construir até 2012.

A bacia do Madeira tem uma das maiores concentrações de peixes da região e garantindo a alimentação dos ribeirinhos e moradores das grandes cidades da Amazônia. “Essas barragens, está certo, são um patrimônio para o nosso país, mas quando as águas forem soltas, vai matar muito peixe”, opina o pescador Orlando Félix de Brito.

Segundo o Ibama, a licença prévia para as duas barragens prevê a construção de um canal que garanta a subida dos peixes migratórios durante a piracema.

Fonte: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20071003-304456,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Nota fiscal de restaurante dá desconto no IPVA em SP

Saiba como usar notas fiscais para ter desconto no IPVA

Programa que vai devolver até 30% do ICMS começa nesta segunda em São Paulo. Consumidor pode também receber dinheiro em conta corrente ou no cartão de crédito.

Os consumidores que pedirem nota fiscal em restaurantes do estado de São Paulo podem ter de volta até 30% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido no estabelecimento a partir desta segunda-feira (1º). O valor devolvido poderá ser usado pelos contribuintes paulistas, por exemplo, para desconto no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Atualmente, são arrecadados cerca de R$ 60 bilhões por ano do estado de São Paulo com o ICMS. A medida vale inicialmente para restaurantes. Em novembro, ela será estendida para bares, padarias e lanchonetes e, em dezembro, para lojas de artigos esportivos, fotográficos, óticas e agências de turismo.

Em janeiro de 2008, entram na lista lojas de automóveis, motocicletas, barcos e combustíveis e, em fevereiro, de materiais de construção. Em março, lojas que vendem produtos para casa e escritório passam a integrar o programa.

Saiba como fazer

1) Ao realizar uma compra, o consumidor deverá informar ao prestador do serviço o seu CPF ou CNPJ, este último no caso de empresa, e solicitar a nota fiscal ou a nota fiscal on-line (documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema da Secretaria da Fazenda).

2) O vendedor deve registrar a compra no sistema da loja e emitir um cupom fiscal ou gerar no site da Secretaria da Fazenda a nota fiscal on-line. No caso de notas comuns, ele terá um prazo de dez dias para fazer essa transmissão de dados para o governo. Caso não cumpra a determinação, fica sujeito à multa de R$ 500 por documento não registrado no sistema.

3) Após o recolhimento do ICMS relativo a um mês pelo empresário, o consumidor receberá automaticamente os créditos do imposto. Esse recolhimento de tributos deverá ser feito até o dia 15 do mês posterior à compra.

4) O consumidor escolhe como quer ter o imposto de volta: em depósito na conta corrente, para abater o valor da fatura do cartão de crédito, pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou mesmo transferir o valor para terceiros. O crédito é válido por cinco anos.

5) Também existe a possibilidade de destinar os créditos a instituições filantrópicas, através do cadastramento do CNPJ no site da Secretaria da Fazenda. Para isso, basta que o consumidor no ato da compra deixe em branco o espaços destinado ao preenchimento do campo CPF do contribuinte.

6) Para consultar o crédito ou optar pela forma de recebimento, o consumidor deve entrar no site Nota Fiscal Paulista e se cadastrar. O governo solicitará dados como CPF, nome, data de nascimento e CEP. Depois, o usuário pode criar uma senha para acessar o sistema. Caso queira, ele também poderá solicitar à Secretaria da Fazenda que envie por e-mail cópias das notas fiscais transmitidas.

7) Caso o consumidor verifique que alguma das notas fiscais recebidas não foi creditada na secretaria, el deverá exigir do vendedor o envio da nota, ou ainda, prestar queixa na secretaria.

8) Não terão direito aos créditos as empresas que tiverem o ICMS sujeito ao regime periódico de apuração, órgãos ou entidades de administração pública direta ou indireta, aquisições não tributadas, ou seja, mercadorias isentas do imposto, e documentos inaptos apresentados, ou seja, que estiverem, de alguma forma, em desacordo com o solicitado pela Secretaria da Fazenda. Também não será permitida a utilização dos créditos por contribuintes inadimplentes com o governo do estado.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL139891-5605,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Chocolate amargo ajuda a combater fadiga crônica, diz estudo

chocolate
Chocolate amargo está associado ao combate da pressão alta
Uma dose diária de chocolate amargo pode ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, apontaram cientistas britânicos.

Pacientes que participaram de um estudo piloto realizado pela Hull York Medical School revelaram que ficaram menos cansados depois de comerem chocolate com alta concentração de cacau.

A Síndrome da Fadiga Crônica é uma condição caracterizada por uma profunda fadiga muscular após esforços físicos. Os sintomas ainda incluem dor de cabeça, memória fraca, dificuldade de concentração, perturbação do sono e irritação.

O líder do estudo, Steve Atkin, disse que a idéia da pesquisa surgiu de uma paciente que relatou ter se sentido mais disposta depois que trocou o chocolate branco e ao leite pelo amargo.

Polifenol e serotonina

Atkin então resolveu testar outros dez pacientes, que, durante dois meses, receberam uma dose diária de 45 gramas de chocolate amargo.

Após um intervalo de um mês, os voluntários receberam a mesma dose por mais dois meses de chocolate branco ou ao leite.

Os cientistas observaram que quando comeram chocolate amargo, os pacientes apresentaram menos sintomas da fadiga e admitiram que voltaram a se sentir mais cansados ao comer outro tipo de chocolate.

O professor Atkin disse ter ficado surpreso com a evidência dos resultados.

"Apesar de ter sido um pequeno estudo, dois pacientes conseguiram voltar ao trabalho depois de terem ficado de licença durante seis meses", citou o pesquisador.

"O chocolate amargo é rico em polifenol, uma substância que traz benefícios à saúde, como a redução da pressão alta".

"Além disso, o polifenol aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que está associada ao combate da fadiga crônica", explicou.

Para o cientista, mais pesquisas devem ser feitas para avaliar os benefícios do produto, mas ressaltou que os pacientes podem tranqüilamente comer uma dose diária de chocolate amargo, e que nenhum voluntário da pesquisa aumentou de peso.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071001_chocolatecansaco_fp.shtml

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vovó cai na água e no mundo

Uma vovó com o pé na roça e as mãos nos livros. "Acho mesmo que foi uma coisa maravilhosa e completamente inesperada que me aconteceu", declama Iara Ferreira Etto, de 76 anos. No sítio onde mora, ela escreve, cuida da horta, rema a favor da longevidade. Mas, apesar dessa tranqüilidade toda, o paraíso para ela está em outro endereço.

"O paraíso caiu no mar. O jardim mais bonito do mundo é o mar", comenta.

"É uma avó diferente das outras", conta Clara Vasconcelos, de 12 anos.

Foi aos 70 anos que dona Iara conheceu essa paixão. Para agradar a neta, fez um mergulho para principiantes durante as férias. As duas caíram juntas na água, e viver ficou muito mais emocionante.

Animada, dona Iara decidiu transformar a piscina de casa em local de treinamento. Contratou instrutores para fazer as primeiras aulas do curso de mergulho. Início de uma nova fase da vida. A aposentada descobriu que basta querer para ser feliz – até debaixo d'água.

"É como se eu estivesse num outro planeta, num outro lugar, onde as pessoas não falam a minha língua, mas consigo interagir com elas e com os animais", descreve dona Iara.

Clara denuncia quem dá mais trabalho lá embaixo: "Minha avó, lógico. Ela é desobediente, não obedece a ninguém".

A vovó serelepe caiu na água e no mundo. Já são cinco anos de mergulhos inesquecíveis. Imagens gravadas num DVD mostram dona Iara nas Bahamas com uma companhia que mete medo.

"Você não faz idéia do que tem de tubarão. Ficamos doidos olhando", conta dona Iara. Durante 40 minutos, ela e um grupo de turistas apreciaram o almoço dos tubarões. Todo mundo com cara de paisagem para não atrair a atenção do bicho. "Achei ótimo porque eu não podia pôr a mão nele, mas ele podia pôr em mim."

O mergulho entre os tubarões foi o de número 112 na carreira da destemida vovó. "Eu quero chegar a 60 metros de profundidade e uns 200 mergulhos", planeja.

A família deu o maior apoio, e dona Iara mergulhou de cabeça no esporte radical. Para abraçar o novo amor, teve que entrar numa rotina de vida bem mais saudável.

"Eu me acostumei a comer verduras. Para regime, não tem outra solução – você tem que comer verdura", conta dona Iara, que inclui alface e rúcula no cardápio todos os dias. Ela lembra que chegou a pesar 92 quilos. Hoje tem 24 a menos. Dona Iara fechou a boca para abrir o sorriso e ganhar fôlego.

"Até às 3h do dia 26 de outubro, eu tenho 74 anos. Conto até os segundos porque tenho que viver mais. Se ficar cortando, vou viver pouco", constata.

Viúva e com os três filhos criados, dona Iara descobriu no mergulho a força para reencontrar as alegrias da vida. Durante mais de 20 anos cuidou do marido doente. Uma luta sofrida que ela não esquece, mas que mostrou a importância de se valorizar cada minuto. "Às vezes, fico até com um pouco de remorso. Mas eu fiz tudo para ele, agora é hora de eu ser feliz. Eu não vou conseguir fazer ele voltar sendo infeliz. Então, de que adianta eu ser infeliz?", finaliza dona Iara.

Fonte: http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-18111-4,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

STF deve priorizar processos de pessoas com deficiência

Tribunal assinou termo de adesão à campanha 'Acessibilidade – siga essa idéia'.
É o primeiro órgão público a participar da iniciativa.
MIRELLA D'ELIA Do G1, em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) comprometeu-se a priorizar o julgamento de processos de interesse de pessoas com deficiência e a promover melhorias em suas instalações para facilitar o acesso delas ao tribunal. Nesta sexta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, a mais alta corte do país assinou um termo de adesão à campanha "Acessibilidade – siga essa idéia". Foi o primeiro órgão público a participar da iniciativa.

A campanha, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de eliminar barreiras que dificultem o deslocamento de pessoas com deficiência.

"De nada valerá a excelente legislação preventiva já em vigor, bem como os tratados firmados pelo Brasil, se não contarmos com o Poder Judiciário consciente", disse a presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, que chegou a se emocionar ao assinar o termo.

Quase 25 milhões

Segundo o presidente do Conade, Alexandre Baroni, há no Brasil 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população. "Para nós é um momento histórico. Acreditamos que o órgão máximo da justiça brasileira, assinando o termo de adesão, tende a induzir os demais órgãos, não só da Justiça mas da sociedade como um todo a também aderir a campanha", disse Baroni.

"Garantimos um passo fundamental, de levar a toda a rede do Judiciário brasileiro nos estados a mesma orientação de, em primeiro lugar, eliminar as barreiras físicas. As pessoas às vezes não podem chegar aos fóruns porque não há rampas. É um passo muito importante", acrescentou o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL108196-5598,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Atividades culturais e esportivas marcam o Dia Mundial Sem Carro

A palavra de ordem do movimento é deixar o carro na garagem. Em 2006, mais de 150 cidades brasileiras aderiram ao movimento.
Robson Bertolino Do G1, em São Paulo

Foto: Editoria Arte/G1
Editoria Arte/G1
Região contará com atrações culturais, educativas e esportivas (Foto: Editoria Arte/G1)

A 3ª edição do Dia Mundial Sem Carro, realizada neste sábado (22) em todo país, contará com eventos especiais em São Paulo. O objetivo é incentivar que mais paulistanos adotem alternativas aos meios de transporte motorizados. As atividades programadas para marcar a data na Capital buscam conscientizar a população sobre a necessidade de combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases do efeito estufa e estimular políticas públicas de transportes coletivos.


Foto: Arte G1
Arte G1
Frequentadores poderão realizar atividades esportivas orientadas (Foto: Arte G1)

Entre as atividades em destaque nesta edição, estão eventos culturais e esportivos no Parque do Ibirapuera e avenida Paulista, na Zona Sul; Parque Villa Lobos, Zona Oeste; Elevado Costa e Silva, região Central, e na Praça da Matriz da Freguesia do Ó, Zona Norte.

Na edição de 2006, mais de 150 cidades brasileiras e 1.238 cidades do mundo participaram do Dia Mundial Sem Carro. Em São Paulo, a expectativa é de que neste ano a adesão da população seja maior com a integração à Virada Esportiva, também realizada neste sábado (22).

“Nesta edição apostamos no convencimento da população por meio da educação ambiental e diálogos sobre a utilização de outros meios de transporte”, diz o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. De acordo com números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), há 4.402.348 automóveis em São Paulo e mais 1.401.943 ônibus, caminhões e motos.

Ciclovia

Como parte das comemorações, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente programa a implementação de uma ciclovia de 12,5 km na Radial Leste dentro do projeto Caminhos Verdes para o final de janeiro de 2008. A ciclovia prevê melhorias na urbanização e no paisagismo, incluindo a construção de ciclovia na área remanescente entre o fechamento das vias da Linha 3 - Vermelha do Metrô e da Radial.

Foto: Arte G1
Arte G1
Exposição 100 anos "Pedalando para o Futuro" e pista infantil para bicicletas (Foto: Arte G1)

A nova ciclovia irá da estação Tatuapé à Corinthians-Itaquera, interligando oito estações da Linha Vermelha. Serão também implantados bicicletários junto às estações Carrão e Corinthians-Itaquera e sinalização viária para garantir a segurança dos passageiros, como também melhorias no sistema de iluminação pública.

A intervenção paisagística prevê o plantio de cerca de 1.564 árvores no trecho. O Metrô elaborou o projeto e fará sua implantação. O custo é de aproximadamente R$ 9 milhões, recurso da Administração Municipal. A previsão de entrega da
obra é final de janeiro de 2008. A manutenção será feita pela Secretaria do Verde e pelo Metrô.

Foto: Arte G1
Arte G1
Exercícios terapêuticos da medicina tradicional chinesa no Parque Villa Lobos (Foto: Arte G1)

Neste ano, a secretaria já instalou mil paraciclos nos parques municipais. “Estamos incentivando os estacionamentos a abrirem vagas para as bicicletas também”, diz o secretário. A secretaria está investindo, em 2007, outros R$ 2 milhões em ciclovias em diversas regiões da cidade, incluindo o projeto de ciclovia ou ciclofaixa em Ermelino Matarazo, Zona Leste, implantação de ciclovia no Parque Linear Itaim, Zona Leste, e também na região da Casa Verde, Zona Norte.

Em 2006, foi inaugurada a primeira ciclovia da região de Parelheiros, na Estrada de Colônia, com 2 km. Está em construção também um bicicletário no terminal de ônibus de Parelheiros, Zona Sul. Hoje a cidade de São Paulo possui 23,5 km de ciclovias implantados, 19km em parques e 4,5 km em vias públicas, nas avenidas Sumaré, Faria Lima e na Estrada de Colônia.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL107959-5605-11395,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com



quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Reciclagem rentável


Que tal trocar o lixo reciclável por energia elétrica? No Ceará, tem consumidor que chega ao fim do mês sem conta de luz para pagar.

O lixo que dona Antônia separa em casa se tornou precioso. O material é comum: vidro, plástico, metal e papel, mas, graças a ele, a dona de casa não vai pagar energia elétrica este mês.

Dona Antônia está entre os consumidores de Fortaleza beneficiados por uma iniciativa inédita e permanente: o lixo reciclável vale desconto na conta de luz.

“Melhor o desconto do que vender. É só levar ali", diz Antônia Mendes de Sousa, dona de casa.

É no posto de coleta, montado na Associação de Moradores do Bairro, que o lixo é trocado. O sistema é simples: cada morador recebe um cartão com chip. Nele é feito o registro.

Um quilo de garrafas pet, por exemplo, vale R$0,30. Já o quilo do metal vale até R$5,50. Se o valor do desconto superar o do consumo, o morador acumula bônus para as próximas contas.

"É o meio que as pessoas têm, através deste atrativo do desconto, de fazer a consciência da reciclagem do lixo na sua casa", diz Conceição Rodrigues, gerente de comunicação.

"Agora eu separo ferro para um lado, vidro, garrafa pet, cada um no seu cantinho", diz Maria Rosanira Miguel, dona de casa.

Até o ano que vem serão sessenta postos de coleta espalhados por fortaleza. O lixo deixado pelos moradores é comprado por uma empresa particular de reciclagem. O valor oferecido pelo material é o desconto que o morador vai ter na conta de luz

Nos primeiros cinco meses do projeto foram recolhidas 12 toneladas de lixo. O bolso e a natureza agradecem.

"Além da gente ter a conta de energia reduzida, a gente ainda não suja o meio ambiente", diz Aroldo Pio de Oliveira, presidente Assessoria dos Moradores.

"A gente vê as ruas todas limpinhas, não vê mais excesso de lixo nas portas. Agora todo mundo está tendo bastante cuidado porque sabe que se juntar e cooperar no outro mês sua conta vem bem baixinha", diz Maria das Graças Nascimento Costa, associação moradores.

Fonte: Jornal Hoje

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Febraban lança sistema que compara tarifas de bancos

Por enquanto, apenas 25 bancos aderiram ao programa. Serviços bancários respondem, em média, por 40% das reclamações aos Procons.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou nesta terça-feira (18) um sistema que permite ao cliente comparar as tarifas cobradas por diversas instituições financeiras. Por enquanto, apenas 25 bancos aderiram ao programa. Os outros 140 estabelecimentos foram convidados, mas ainda não confirmaram participação.

Para consultar as tarifas cobradas no mercado, basta acessar o site da Febraban e clicar no ícone Tarifas e Serviços, localizado no lado direito da tela do computador. Em seguida, aparecerão dois tipos de consulta. Clicando em "consultar tarifas por banco", aparecerão todos os bancos que aderiram ao sistema. Clicando no nome do banco, o consumidor terá a ficha com as tarifas cobradas.

Para fazer a comparação de preços dos serviços prestados pelas instituições financeiras, o consumidor deve escolher a opção "comparar tarifas entre os bancos", selecionar a tarifa que deseja consultar e terá todos os valores cobrados.

Segundo a Febraban, inicialmente serão apresentados os 46 produtos e serviços mais usados pelos clientes (pessoas físicas). A nomenclatura de todos os itens foi padronizada e distribuída em sete grupos temáticos básicos: cadastros, contas correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos e empréstimos e financiamentos.

Tarifas são motivo de reclamações

Na semana passada, o Ministério da Justiça e o Banco Central assinaram um convênio para a criação de um grupo de trabalho que vai detalhar a forma operacional de um novo esquema de fiscalização das tarifas e serviços prestados pelos bancos aos seus clientes.

As negociações do trabalho conjunto foram iniciadas há alguns meses com a constatação de que, em média, 40% do total de queixas dos consumidores aos Procons se referem aos serviços bancários, sendo destaque as cobranças de tarifas por serviços.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL106582-5599,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Mãe e filha dividem cuidados com 'barriga de aluguel'

Gêmeos fecundados in vitro estão crescendo na barriga da avó. Mulher fez tratamento, mas não conseguiu engravidar.


Mãe e filha tiveram que superar dificuldades e preconceitos para realizar um sonho: o da maternidade. Os filhos de Claudia Michelle Pereira, de 27 anos, estão crescendo na barriga da mãe dela. Aos 51 anos e com três filhos adultos, a auxiliar de enfermagem Rosinete Palmeira Serrão vai dar à luz netos gêmeos, no Recife.

Michelle fez tratamentos durante quatros anos, mas não pode engravidar por causa de problemas no útero. Os óvulos de Michelle foram recolhidos para uma fertilização in vitro com os espermatozóides do marido. Os embriões foram implantados no útero de Rosinete, que enfrenta uma gestação de alto risco.

Pedir à mãe para gerar os bebês foi a alternativa que Michelle encontrou para realizar o maior sonho da vida dela: ser mãe. A legislação brasileira não permite que mulheres que não sejam parentes gerem filhos de outra, a chamada barriga de aluguel.

Michelle dividiu com a mãe os carinhos, os cuidados e até os sintomas da gravidez. Em todos os exames, mãe e avó estavam juntas acompanhando o desenvolvimento dos bebês.

Leite materno, os bebês vão ter em dose dupla. Além da avó, a mãe fez tratamento para amamentar os gêmeos.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL107261-5598-11316,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Feira do Verde incentiva o consumo consciente

Elisangela Bello


Você sabia que dá para ajudar a preservar o meio ambiente simplesmente sendo um bom consumidor? Os termos parecem contraditórios – preservação e consumo –, mas, estão cada vez mais próximos quando a idéia é mudar hábitos, fazer as escolhas certas, para garantir que todos vivam num planeta melhor.

O chamado "consumo consciente" é o tema, a partir de hoje, da XVIII Feira do Verde, que acontece no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória. A escolha não poderia ser mais justa: "As preocupações com o aquecimento global e com o consumo excessivo das pessoas motivaram o tema. Precisamos pensar mais no que estamos levando para casa e qual o impacto que isso tem no meio ambiente", explicou a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória, Priscila Merçon.

Durante a feira, que vai até o dia 23, o tema será tratado em vários estandes, mas em especial na casa ecológica, montada na área do evento. "Ali vamos ensinar pequenas práticas de consumo consciente, que podem acontecer dentro de casa, como evitar a compra de descartáveis e assistir a TV em família, ligando apenas um televisor", completou.

Mas a lista das atitudes conscientes no consumo não pára por aí. "Além de separar o lixo seco do úmido, quem tem quintal em casa, pode reaproveitar o lixo úmido para fazer adubo. Não é tão complicado. Sempre carrego um copo comigo, para não precisar usar descartáveis. Queremos mostrar uma atitude simples vale muito para o meio ambiente", afirmou a gerente.

O consumo consciente não significa deixar de comprar, mas "saber comprar", diz Priscila. Antes de levar o produto para casa, vale pensar se ele tem muita embalagem, se ela não danifica o meio ambiente. "Se todos agirem assim, a indústria também vai mudar".

XVIII Feira do Verde

Abertura oficial hoje, às 19 horas, no no Parque Pedra da Cebola. A programação conta com shows, exposições, seminários e palestras, que seguem até o dia 23. O tema deste ano é "Consumo Consciente: uma questão de sobrevivência".

Onze lixeiras, reciclagem e muito reaproveitamento

Separar, reaproveitar, jamais desperdiçar. Essas são as regras seguidas à risca na casa da família da estudante de Tecnologia em Saneamento Ambiental Raquel Alves Pessanha. Mas ao contrário do que se possa pensar, lá, ninguém sofre para seguir essas normas. Todos se sentem felizes por "fazerem a diferença", como explica a mãe de Raquel, a aposentada Maria da Conceição Oliveira Alves.

"Sempre achei que se deixasse de jogar um papelzinho de bala no chão já estaria fazendo a diferença. Meus filhos foram criados assim: aqui tem lixeira para tudo, sempre separadinho, para facilitar o trabalho dos catadores".

E ela não está brincando quando diz que na casa da família há lixeiras em todo lugar. Há mesmo. São 11 ao todo. Só no quarto de costura de Conceição, são 3: uma para retalhos que não terão mais uso, outra para retalhos e aviamentos que podem ser doados e reaproveitados e outra só para papel.

Quem pensou que o número de lixeiras é igual ao volume de lixo gerado, pensou errado. "Reaproveito tudo. Raspo a pasta de dente para não sobrar nada. Raspo os legumes para aproveitar ao máximo. Não me considero chata, ajudo a natureza", sentencia Maria da Conceição. Entre vidros guardados para doação e latinhas de cerveja que vão para um catador, ela dá lições de cidadania.

Como ser um consumidor consciente:

Água. Dá para economizar água gastando menos tempo no banho e fechando a torneira para escovar os dentes

Energia. Lâmpadas ligadas sem necessidade também representam mais agressão ao meio ambiente. O consumo racional também vale para o uso dos eletrodomésticos

Papel. Imprimir só o necessário e utilizar frente e verso das folhas é um bom começo para poupar árvores

Comida. Dados do Instituto Akatu, que prega o consumo consciente, alertam que uma família de classe média chega a desperdiçar até 500 gramas de comida por dia. A dica é comprar só o necessário e reavaliar a lista sempre

Combustíveis. Deixar o carro em casa de vez em quando é uma forma de emitir menos poluição por aí.

18/09/2007

Fonte: A Gazeta

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Pobreza tem a maior queda dos últimos dez anos

A proporção de brasileiros situados abaixo da linha de pobreza caiu de 35% para 19% do total da população brasileira - estimada em quase 190 milhões de pessoas - entre 1993 e 2006 - uma redução cerca de 45% no percentual de pobres em um prazo de apenas 14 anos. A constatação é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgará a pesquisa Miséria, Desigualdade e Política de Renda: O Real do Lula nesta quarta-feira.

"Os números de 2006 não só dão seqüência às conquistas observadas desde a piora da pobreza com a recessão de 2003, como também constitui o melhor ano isolado da série histórica da nova Pnad, com queda de 15% da miséria no País o melhor resultado dos últimos dez anos", afirma o coordenador do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia - órgão da FGV, Marcelo Neri. Segundo ele, os dados mostram um crescimento da renda domiciliar per capita (ou seja, já descontado o crescimento da população) de 9,16% - resultado mais próximo a um crescimento chinês".

As análises da FGV indicam que, do ponto de vista da distribuição de renda, os 50% mais pobres cresceram a sua participação nas riquezas do País em 12%, enquanto os 10% mais ricos em 7,8%, no ano passado.

Feito a partir de microdados da Pesquisa por Amostra de Domicílios de 2006 (Pnad), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento da FGV aponta para a manutenção da redução dos índices de desigualdades e de distribuição de renda no País, iniciada a partir da recuperação da recessão verificada em 2003.

"Isto significa que o bolo continuou a crescer para todos, mas com mais fermento para os mais pobre. Os indicadores sociais baseados na renda são os melhores dos últimos dez anos. Desde o boom do Real que não se via melhora tão acentuada", enfatiza o economista.

Na avaliação do professor da FGV os dados, além de surpreendentes, embutem uma incógnita: "Chama a atenção o fato de que enquanto as contas nacionais apontam crescimento do PIB per capita para o mesmo ano de apenas 2,3%, a estatística equivalente da Pnad indica expansão de 9,16% - três a quatro vezes mais. Os dados da Pnad mostram um crescimento que não tem nada a dever no último ano ao observado na China e que se contrapõem violentamente aos do PIB", diz.

Marcelo Neri enfatiza que até mesmo o índice de Gini que mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita que tinha dado uma desacelerada em sua queda em 2005, em relação a 2004, voltou em 2006 a acelerar o seu processo de queda. "Uma acelerada em sua queda não tão espetacular quanto a verificada em 2004. Mas como ela vem acompanhada de forte crescimento da economia, ela gera um resultado mais espetacular na redução da pobreza que em 2004 que foi de 8%; e, em 2005, de 10%. Esta combinação de fatores fez com que agora em 2006 esta redução chegasse aos 15% - e isto comparativamente a anos anteriores já favoráveis sobre este aspecto".

Outro dado importante destacado pelo economista diz respeito à proporção de pessoas situadas abaixo da linha de pobreza. "A proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza era de 22,77% em 2005. Já agora em 2006 ela caiu abaixo da barreira dos 20%, ao se situar em 19,31 - uma marca histórica. Em 1993, antes da estabilização da economia ela chegou a estar em 35%. Isto significa que a gente caiu 45% neste espaço de tempo", conclui Neri.

Fonte: Agência Brasil

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com



terça-feira, 18 de setembro de 2007

Esperança de vida


Pesquisadores brasileiros e de sete países estão conseguindo resultados promissores no estudo de uma vacina para combater o vírus da aids.

Ambiente descontraído para uma conversa séria. Voluntárias do Barong, uma Organização Não-Governamental que trabalha na prevenção contra a aids discutem sexo com universitários. A mensagem que elas levam de mesa em mesa é a da prevenção.

“Estar onde a vida acontece é o nosso lema. Sair do escritório, do Serviço de Saúde e ir para onde está a galera, conversar sobre sexualidade”, diz Marta Mac Britton, coordenadora do Instituto Barong.

A Organização Mundial de Saúde calcula que 40 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras do vírus da aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas.

A doença avança, principalmente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A boa notícia é que uma pesquisa para criação de uma vacina contra o HIV apresentou resultados positivos.

Testes feitos em laboratório mostraram que o sistema imunológico de 76% dos voluntários que receberam a vacina reagiu contra fragmentos do vírus.

"Nós andamos bastante. O resultado foi muito satisfatório, porém a gente precisa ainda esperar um tempo razoável de anos pra dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na população ou não", explica Esper Kallás, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo.

A vacina -que pretende prevenir a infecção pelo HIV está sendo testada em oito países. A primeira fase de teste começou em 2004 com 360 voluntários que não tem o vírus.

Na segunda fase, serão mais três mil pessoas para um dos coordenadores da pesquisa no Brasil, os avanços devem ser comemorados, mas, o médico lembra que a prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do HIV.

"Como o uso de preservativos e uso de seringas e agulhas descartáveis quando for fazer qualquer injeção na veia", recomenda Esper.

Saiba como participar dos estudos sobre a vacina contra aids na página do Jornal Hoje na internet www.globo.com/jornalhoje .

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com

Cursos gratuitos


Há vagas de emprego e o principal requisito é a qualificação.

O que muito desempregado não sabe é que é possível aprender uma profissão sem pagar nada por isso.

Seu Nildo já anda com currículo na pasta.

“Até hoje não tive resposta positiva”, diz Nildo de Moraes, pedreiro.

Nada também para Ventura.

“Como é que eu vou ter uma experiência se ninguém dá uma oportunidade para mim?”, reclama Ventura.

Mas oportunidade existe, sim!. Basta procurar no lugar certo. O Sine, Sistema Nacional de Emprego, sempre tem vaga para curso de qualificação.

Os mais procurados são para profissões antigas, mas cada vez mais carentes de mão-de-obra especializada como torneiro mecânico, soldador, eletricista, açougueiro e padeiro.

“Ficou uma lacuna no mercado de trabalho a partir do momento que os cursos técnicos profissionalizantes de segundo grau se extinguiram”, diz Jane Clemente, diretora da Sine.

As aulas são gratuitas e se o curso for com dinheiro do FAT, Fundo de Amparo do Trabalhador, o interessado ainda ganha vale-transporte e alimentação.

Em outras instituições como o Senai, os alunos descobrem o segredo de profissões como mecânico, confeiteiro, auxiliar de escritório.

“Começar desde a adolescência para ficar bem mais fácil mais tarde. Para fazer a inscrição, basta apresentar carteira de trabalho, identidade e CPF. Os cursos são criados de acordo com a demanda de cada região.

O interessado pode fazer quantos quiser. Quando o número de inscritos é maior que o de vagas, o candidato precisa passar por um processo de seleção que exige conhecimentos básicos.

“É uma prova de português e matemática de nível fundamental”, diz a diretora.

Ssão raros os alunos que não saem com emprego garantido. Nos últimos quatro meses, só uma empresa de serviço de atendimento contratou 400 atendentes que fizeram cursos gratuitos de qualificação.

Os cursos do Senai para jovens de até 24 anos são de graça. Há também outros cursos profissionalizantes, mas são pagos.

Fonte: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20070917-301832,00.html

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com/



segunda-feira, 17 de setembro de 2007

China proíbe uso de carros por um dia para combater poluição


Bicicletas na China
Trânsito de bicicletas é proibido nas principais avenidas de Xangai
O governo chinês lançou nesta segunda-feira uma campanha nacional pedindo que as pessoas substituam os carros por bicicletas durante uma semana e decretou a proibição do uso de automóveis no último dia da semana, o próximo sábado, dia 22 de setembro.

Moradores de 108 cidades foram convidados a deixar o automóvel na garagem e pedalar, ou utilizar o sistema público de transporte, em nome do meio-ambiente.

O objetivo é reduzir as emissões de gás carbônico e chamar atenção ao problema da poluição urbana, bem como aliviar os congestionamentos.

Esta é a primeira campanha de conscientização 'verde' de alcance nacional.

No próximo sábado, o país terá "um dia sem carros", quando a circulação de automóveis particulares estará proibida entre as 07h00 e 19h00.

Cidades importantes como Xangai, Pequim e Tianjin participam do esforço. A campanha deverá se repetir todos os anos.

"Esperamos cortar 33 milhões de litros de gasolina e três mil toneladas de emissões de gás carbônico" disse Qiu Baoxing, vice-ministro do Ministério da Construção, unidade do governo responsável pela ação.

Em áreas como Xangai e Wuhan, o Partido Comunista emitiu memorandos avisando os membros que a elite política não terá benefícios. Todos carros oficiais estão obrigados a cumprir igualmente a proibição e não circularão no sábado.

Ar mais limpo

Somente em Pequim, de acordo com a imprensa estatal, metade da população utiliza a rede de transporte público, 20% caminha ou vai de bicicleta, enquanto que os restantes 30% circulam em carro próprio.

A frota da capital tem mais de três milhões de veículos e a cada dia aproximadamente mil novas licenças para carros são emitidas pela prefeitura, segundo números do jornal China Daily.

No mês de agosto, automóveis de números pares e ímpares circularam alternadamente durante quatro dias em um esforço na capital chinesa para baixar os níveis de poluição.

Durante o período, a iniciativa diminuiu em 40% o total de carros que habitualmente trafegam pela cidade.

Segundo análises de qualidade do ar feitas com amostras obtidas durante o rodízio, a concentração de poluentes caiu entre 15% e 20%, comprovando que a quantidade de carros em circulação nas ruas tem influência direta sobre a qualidade do ar.

As autoridades pretendem repetir o sistema de rodízio durante os Jogos Olímpicos, para garantir que atletas e turistas respirem umm ar menos poluído durante o evento, em agosto de 2008.

Fonte: BBC Brasil.com

Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.

http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com/