O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) apresentou nesta terça-feira (12/5) o projeto que vai usar aves de rapina para o controle do perigo aviário nas imediações do sítio aeroportuário. Onze animais de três espécies diferentes:falcões-peregrinos, falcões-de-coleira e gaviões asa-de-telha serão utilizados no projeto. O treinamento atual conta com seis aves, mas outras cinco serão utilizadas na medida em que forem avançando os trabalhos.
Por serem maiores, os falcões-peregrinos terão a missão de afastar aves maiores, como garças, socós, biguás e maçaricos. Já os demais falcões e os gaviões coibirão o sobrevôo de quero-queros, perdizes e pombos. O método da falcoaria é utilizado em outros países americanos, como Argentina, Uruguai, Peru, México, Estados Unidos e Canada. Na Europa, existe desde a década de 60.
No Brasil foram registrados 219 casos de pássaros que se colidiram com aviões nas imediações dos aeroportos no ano de 2008, um índice aceitável se comparado ao número total de pousos e decolagens registrados pela Infraero no mesmo ano, que foi de 2,1 milhões de movimentos.
Em evento exclusivo para imprensa e convidados, a superintendente do Aeroporto Salgado Filho, Lia Segaglio de Figueiredo, juntamente com a equipe de falcoeiros contratada pela Infraero, apresentou o projeto em detalhes. Segundo Lia, o uso de falcões "faz parte de ações imprescindíveis no sentido de prevenir incidentes relacionados às aves que podem se chocar contra aviões”.Fonte: Infraero
Jornal Mundo Positivo - O jornal que espalha as boas notícias do Brasil e do Mundo.
http://www.jornalmundopositivo.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário